Resíduos Sólidos

Escrito por Assessoria Parlamentar

Resíduos Sólidos.

Num mundo que produz, a cada dia, quantidades maiores de bens de consumo, é cada vez mais difícil encontrar meios seguros e sustentáveis de superação do grande problema que se tornou o acúmulo de resíduos.

Nesse contexto, a coleta seletiva de lixo, com vistas ao reaproveitamento de material usado, surge como a melhor opção de gestão dos rejeitos recicláveis amontoados diáriamente nas cidades.

032reciclagem

Medida adotada, com sucesso, em importantes centros urbanos, a coleta seletiva evita que sejam destinadas aos aterros sanitários grandes quantidades de produtos de difícil decomposição.

A manutenção dos chamados “lixões” e o devido destino dos resíduos sólidos custam muito caro para as prefeituras.

O reaproveitamento de rejeitos traz, ainda, outros benefícios para o meio ambiente: reduz os riscos de contaminação do solo e de lençóis freáticos; raciona, voluntariamente, o uso de recursos naturais – como água, petróleo, madeira e minerais –; e diminui a proliferação de animais vetores de doenças.

Como se os benefícios ambientais não bastassem para justificar a disseminação de políticas de coleta seletiva por todo o Brasil, há ainda o fator social da iniciativa. Por meio de cooperativas organizadas de catadores, milhares de empregos são gerados e o custo do serviço, que ainda é visto como grande
empecilho por muitas administrações, é drásticamente reduzido.

“Campanhas de esclarecimento sobre a importância e os benefícios da reciclagem, bem como a forma correta de separar os resíduos inorgânicos aumentam o envolvimento da população com as melhorias dos locais onde vive.”

Cientes de que são responsáveis pelo lixo que produzem, pelo seu volume, pelo modo como é
embalado e pelo lugar onde é jogado, os cidadãos assumem papel mais ativo e solidário na conservação dos ambientes privados e dos espaços públicos da sua vizinhança.

Os benefícios que, certamente, serão alcançados são desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida.

Antonio Bulhões
Deputado Federal / PRB-SP

Versão em PDF