Menor Infrator

Escrito por Assessoria Parlamentar

MENOR INFRATOR

É difícil imaginar um futuro para o Brasil, quando se verifica a inversão de valores provocada pela existência de leis que, a pretexto de garantir supostos direitos dos menores de idade, acabam por estimular a impunidade. Mas que direito é esse? De alguém roubar, violentar, matar e ser considerado inimputável, como se não fosse capaz de diferenciar o certo do errado?
Graças à excessiva tolerância da legislação, mesmo após cometerem crimes brutais, os menores ficam sujeitos apenas a medidas socioeducativas.
Não admira que tenham se tornado alvos cobiçados pelas organizações criminosas, que os recrutam não apenas para cometer crimes, mas também para assumir a responsabilidade por crimes cometidos por adultos.
Uma sociedade civilizada não pode conviver com esse tipo de inversão de valores: enquanto o infrator recebe toda a proteção da lei, a vida do cidadão de bem passa a não valer nada.
Portanto, é preciso refletir sobre a proteção legal exagerada que se concede atualmente aos menores de idade infratores.