Fundação Republicana

Escrito por Assessoria Parlamentar

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO REPUBLICANA BRASILEIRA

2018-03-20 Iniciativas da Fundação Republicana Brasileira

Tema: Relevância do papel e das iniciativas da Fundação Republicana Brasileira – FRB.

Data: 20/03/2018
Sessão: 042.4.55.O
Hora: 17:44

O SR. ANTONIO BULHÕES / PRB-SP, pronuncia o seguinte discurso:

Sras. e Srs. Deputados, m tempos de, lamentavelmente, individualismo exacerbado, quase escravidão a redes sociais e formações intelectuais deficitárias, desejo chamar a atenção de todos para a outra ponta do espectro, em que a relevância da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em seu papel de instrumento social se destaca com maestria.

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação foi criada em 2 de março de 2007 e é mantida pelo partido a que tenho a honra de pertencer: o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Com a finalidade principal de promover a pesquisa, a doutrina e a educação institucional, política e constitucional, elenca como objetivos contribuir para a qualificação das pessoas por meio da educação e da cultura; disseminar conhecimentos e valores republicanos e democráticos; confirmar e expandir os papéis do republicanismo em toda a sociedade brasileira.

A FRB pauta sua atuação pelo firme respeito e zelo para com os bens, recursos e serviços públicos, sempre enlaçada em princípios éticos.

A formação de cidadãos mais conscientes e atuantes constitui um de seus motes e, para tanto, investe em ações de desenvolvimento humano e responsabilidade social.

Desta forma, todo o trabalho desenvolvido não é simplesmente elaborado pela entidade e exposto ao público interessado. Na verdade, uma das propostas da Fundação é promover o debate de temas de interesse da sociedade, ouvindo-lhe as demandas e buscando saná-las por meio de projetos mais assertivos.

Sras. e Srs. Deputados, a Fundação Republicana Brasileira tem como um de seus fundadores e primeiro Presidente o jornalista Vitor Paulo, também um dos fundadores do PRB.

Atualmente é dirigida pelo Presidente Renato Junqueira, com mandato iniciado em 2017 e previsão de término em 2019.

Contando com quadro de colaboradores bem capacitados e com a energia positiva reunida pela contribuição de voluntários, nas mais diversas áreas, a FRB oferece, de modo gratuito, as atividades descritas a seguir, entre outras.

Há os Cursos de Política, no formato presencial, itinerante e on-line, visando a diversos públicos, entre eles, mulheres e lideranças femininas, idosos, pessoas surdas. Trata-se de um curso específico para militantes e pré-candidatos do PRB.

Há os cursos de idiomas (inglês e espanhol, teoria e conversação); simpósios (universitários e cidadão) sobre temas como juventude e política, política contemporânea, mídias sociais e mecanismos de reivindicação de direitos; palestras sobre Direito Eleitoral, propaganda eleitoral e prestação de contas.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da organização realizou os seguintes trabalhos: captação de dados e elaboração das estruturas de base dos 17 movimentos sociais e setoriais do PRB, entre eles: Mulher, Juventude, Idoso e Igualdade Racial; publicação do Guia Eleitoral do Candidato Republicano, 10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz, Plano Nacional de Inserção da Mulher Brasileira na Política e da cartilha Novas Regras do Trabalhador Doméstico.

Dos projetos já realizados, há que citar o Curso de Inclusão Digital (2011, em parceria com o Centro Universitário de Brasília – UniCEUB); Alfabetização de Jovens e Adultos (2012); Cidadão Nota 10, de reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade (usuários de entorpecentes, moradores de rua); Reciclasse, voltado para assuntos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Por fim, mas não menos importante, neste momento a FRB está estruturando o projeto de uma instituição educacional, que oferecerá cursos de graduação e pós-graduação.

Como se vê, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, os tempos tenebrosos a que me referi no início desta fala não são indissipáveis. Surge, sempre e graças a Deus, uma luz no fim do túnel. Neste caso, a brava e auspiciosa atuação da Fundação Republicana Brasileira e de todos que a integram.

Muito obrigado.

ANTONIO BULHÕES
Deputado Federal / PRB-SP