Faixa de pedestres

Escrito por Assessoria Parlamentar

FAIXAS DE PEDESTRES

Aprovado projeto do deputado Antonio Bulhões que acrescenta parágrafo ao Código de Trânsito Brasileiro

Proposta sugere que as faixas de pedestres nas vias urbanas sejam indicadas por sinal luminoso e iluminadas.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta terça-feira (3), o Projeto de Lei 3193/2008, de autoria do deputado republicano Antonio Bulhões (SP).

105faixapedestres

De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é estabelecer que as faixas destinadas à travessia de pedestres sejam indicadas por sinal luminoso e dotadas de iluminação, nos locais onde haja grande circulação de pedestres.

“Levantamento do Detran divulgado no início do ano passado pelo Correio Braziliense, apontando que 45% dos acidentes com morte entre janeiro e setembro de 2006 ocorreram das 18h às 23h, sendo que os ciclistas e os pedestres foram as principais vítimas. Apesar de esses dados serem de Brasília, pode-se imaginar que, em outras cidades, a tendência também seja a mesma em locais de pouca iluminação. Essa simples medida contribuirá sobremaneira para reduzir o número de atropelamentos”, comemorou.

Antonio Bulhões destacou que embora as faixas de pedestres cumpram o papel de reduzir o número de atropelamentos e salvar vidas, ainda podem ser otimizadas com iluminação local e de advertência, especialmente para a diminuição dos índices de acidentes em período noturno e em vias mal iluminadas.

Por se tratar de matéria conclusiva nas comissões, o projeto deverá seguir para o Senado Federal.

Mônica Donato

Assessoria de Comunicação Liderança do PRB
Câmara dos Deputados

Versão em PDF