Exemplo de cidadania

Escrito por Assessoria Parlamentar

Exemplo de Cidadania.

Em consequência da crise hídrica que atinge vários estados e, mais dramaticamente, São Paulo, o uso racional da água tem sido constantemente discutido pelos órgãos públicos e pelo cidadão em seu dia a dia.

Para incentivar ainda mais a economia, o Governo de São Paulo criou um programa de bônus na conta para aqueles que reduzissem o consumo em mais de 20%. Não é uma meta fácil, mas, com o esforço dos moradores, cerca de um terço dos edifícios da região metropolitana tem conseguido alcançar a meta dos 20% de economia.

São resultados como esses que nos enchem de esperança nos momentos difíceis.

É preciso enaltecer e exaltar a consciência coletiva demonstrada em casos como no edifício onde moro, no bairro de Brooklin Novo, São Paulo. Como morador, pude participar do processo de conscientização ocorrido ali.

012-cidadaniaTodos os que moram ou já moraram em um condomínio sem medidores individuais de consumo sabem que a sensação de responsabilidade individual diminui, e como é fácil se entregar à noção de que não é possível promover qualquer mudança.

Pois bem, a cidadania e a solidariedade dos moradores do meu condomínio fez com que a meta de economia de consumo de água fosse superada já por três vezes – duas vezes consecutivas.

“Conscientização, espírito solidário e pequenas atitudes tornam o uso inteligente da água uma prática em que todos se beneficiam.”

Com medidas simples, como diminuir o tempo no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes, deixar a louça de molho antes de lavar, e tantos outros pequenos gestos que fomos aprendendo ao longo desses últimos meses, foi possível economizar uma quantidade expressiva de água.

Com o desejo de que esse exemplo de cidadania se multiplique por outras comunidades da cidade, do estado e de todo o País, expresso a minha felicidade em ter podido fazer parte dessa valorosa mudança e rendo minha homenagem a cada um dos habitantes de São Paulo que tem contribuído com seu esforço pessoal para o bem da coletividade.

Antonio Bulhões
Deputado Federal / PRB-SP

Versão em PDF