Escolas geridas pela Polícia Militar

Escrito por Assessoria Parlamentar

Escolas geridas pela Polícia Militar.

Vem crescendo no Brasil o número de escolas públicas geridas pela Polícia Militar.

O interessante sobre isso é o que pensam os pais sobre essa política pública. Para desconforto dos modernosos, os próprios pais apoiam como também demandam mais escolas com esse sistema.

Os professores sindicalizados, egressos das faculdades de educação, são contra e procuram confundir ordem com autoritarismo. Não sei se criticam por erro de avaliação ou por uma visão ideológica de que toda ordem e disciplina é repressão.

036-escolaspoliciamilitar

Atualmente 18 Estados têm escolas conduzidas pela Polícia Militar. Os militantes criticam a iniciativa desses governos, com palavras empoladas, mas que não ligam causa com consequência.

Usam a velha retórica já denunciada de como vencer um debate sem precisar ter razão. Argumentam que ter a PM gerindo as escolas é declarar a impotência da gestão educacional democrática. Se as palavras fazem sentido, essa militância considera que uma sociedade ordeira não é democrática.

Não é que os Governos queiram militarizar os alunos. Ela veio porque é uma demanda crescente das famílias e porque os resultados apresentados justificam a preferência dos pais.

“Em nove Estados, as escolas geridas pelas Polícias ficaram em primeiro lugar entre as estaduais no exame do ENEM.”

Essa realidade é a prova do sucesso. Uma família que quer o progresso dos filhos não tem dúvidas em optar pelas escolas da Polícia.

Quando a polícia administra a escola, os pais ficam tranquilos porque os filhos estarão protegidos e orientados sobre a responsabilidade de ter disciplina no trabalho e na vida.

O fato importante desse sistema não é a militarização em si.

É implantação da ordem no ambiente público escolar. Isso não precisaria ser feito pela polícia, mas os professores saem das universidades achando que liberdade é uma ordem sem obrigação ou um direito sem sanção.

Para que serve a escola então? É para doutrinar ou para dar os instrumentos intelectuais, que permita à pessoa decidir no futuro o melhor caminho? A educação é disciplinada e orientada de quem sabe para quem precisa aprender.

É o que dá resultado como demonstram as escolas geridas pelas Polícias Militares.

Antonio Bulhões
Deputado Federal / PRB-SP

Versão em PDF