Credibilidade

Escrito por Assessoria Parlamentar

CREDIBILIDADE

Para 81% dos brasileiros, é fácil desobedecer leis no país.

A desconfiança diante das instituições públicas do país faz com que 81% dos brasileiros concordem com a afirmação de que é “fácil” desobedecer às leis.

041pizza

O mesmo porcentual de pessoas também tem a percepção de que, sempre que possível, os brasileiros escolhem “dar um jeitinho” no lugar de seguir as leis. Os dados são de uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento mostra também que a ruptura entre os cidadãos e as instituições públicas ligadas à Justiça leva 57% da população a acreditar que “há poucos motivos para seguir as leis do Brasil”, segundo o levantamento. “Isso está relacionado à desconfiança que as pessoas têm no cumprimento das leis”, explica a pesquisadora da FGV Luciana Ramos.

Os moradores do Distrito Federal foram os que mais disseram acreditar na saída do “jeitinho” como regra nas relações. No total, 84% dos brasilienses disseram concordar ou concordar muito com a afirmação.

Quem menos acredita no desrespeito às regras são os baianos mas, ainda assim, o índice é alto: 71% deles responderam que concordavam com a percepção de que todos dão um jeitinho, sempre.

A pesquisa também fez um corte por renda. Quanto maior o rendimento da pessoa, mais alta é a sensação de que as leis não são cumpridas.

De acordo com o estudo, 69% dos entrevistados que ganham até um salário mínimo concordaram que o “jeitinho” é a regra, percentual que cresce para 86% na população que ganha mais de oito salários mínimos.

(Com Estadão Conteúdo)

Antonio Bulhões
Deputado Federal / PRB-SP

Versão em PDF