Anjos da Madrugada

Escrito por Assessoria Parlamentar

AÇÃO SOCIAL ANJOS DA MADRUGADA

2018-02-21 Anjos da Madrugada

Tema: Êxito das ações sociais da Igreja Universal do Reino de Deus, especialmente dos programas Anjos da Madrugada e Gente da Comunidade

Data: 21/02/2018
Sessão: 010.4.55.O
Hora: 16:08

O SR. ANTONIO BULHÕES / PRB-SP, pronuncia o seguinte discurso:

Sras. e Srs. Deputados, a caridade é um traço inerente ao cristianismo, religião professada pela grande maioria do povo brasileiro.

De fato, à luz dos ensinamentos bíblicos, é impossível alguém dizer-se verdadeiramente cristão e não sentir compaixão por um semelhante em condição difícil, procurando ajudá-lo.

Nessa linha, a Igreja Universal do Reino de Deus, entidade religiosa muito significativa no Brasil e fora dele, desempenha atividades de vulto no campo social.

O balanço das ações da Universal em 2017 apresenta números expressivos, os quais deverão surpreender quem não conhece o trabalho social da instituição.

No ano passado, nada menos que 9 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações de caridade da Igreja Universal no País. Isso equivale a mais de 4% da população brasileira.

Se considerarmos o trabalho realizado globalmente pela Igreja Universal, que se estende por 82 países, veremos que é de 11 milhões o número de pessoas atendidas pela IURD em 2017.

São crianças, idosos, jovens, mulheres vítimas de violência, pessoas pobres, dependentes químicos e outros em situação vulnerável que tiveram e têm suas vidas transformadas pelas atividades da instituição.

Liderado por membros da igreja, o trabalho conta com uma grande rede de voluntários: são 275 mil pessoas abnegadas que usam seu tempo e suas habilidades para ajudar o próximo.

Na impossibilidade de discorrer sobre todas as ações empreendidas, teremos de ficar somente com o exemplo de duas. A primeira é um programa muito necessário nas grandes cidades brasileiras: o Anjos da Madrugada.

Através dele, pessoas desabrigadas, em situação de rua, são amparadas, com o fornecimento de alimentos, roupas e agasalhos. Em 2017, 26 mil pessoas foram atendidas.

O Anjos da Madrugada busca também auxiliar na superação da vulnerabilidade social, com o provimento de educação profissionalizante, que inclui cursos de informática, de pintura, cursos de eletricista, de telefonista e de operador de caixa.

O segundo programa a que gostaríamos de fazer referência é o Gente da Comunidade, que visita localidades carentes. No ano passado, 1 milhão de pessoas receberam atendimento médico e jurídico, além de produtos como roupas e víveres.

Portanto, nobres Deputados, nada mais justo do que expressar nosso reconhecimento ao grandioso trabalho realizado pela Igreja Universal. Gostaríamos de agradecer com entusiasmo aos membros da igreja e aos voluntários envolvidos em cada uma das bonitas e compassivas ações de caridade.

Desejamos que o sucesso do empreendimento social da instituição possa servir de exemplo e estimular outras entidades e pessoas a praticar a filantropia em nosso Brasil, país ainda com muitas carências, mas com enormes possibilidades.

Era o que tínhamos a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

ANTONIO BULHÕES
Deputado Federal / PRB-SP